Políticas de Atuação

O atendimento efetivo da pessoa com deficiência e sua família perpassa pelos serviços da instituição e a outros existentes na comunidade. Ou seja, é o acompanhamento sistemático de resultados, de modo que se possa promover a integração destas Políticas durante o ciclo de vida.

Ações desenvolvidas na fase inicial da infância nas três Políticas (Assistência Social, Saúde e Educação), como: avaliação, diagnóstico e tratamento com intervenções precoces;

Atendimento do público alvo e a família visando a sua autonomia;

Proteção, cuidado e apoio a família tendo em vista as situações de vulnerabilidade;

Interdisciplinaridade e intersetorialidade mediante uma equipe técnica multidisciplinar.

 

 

Assistência Social

Tendo em vista a Anamnese Social (Instrumento Técnico Operativo do Serviço Social), a Assistente Social utiliza desta ferramenta para fazer uma análise sócio-econômica das famílias acompanhadas na instituição. A partir desta informação adquirida, inicia o processo de avaliação qualificada como forma de dar respostas às questões apresentadas por cada família.

Saúde

Faz-se necessário a utilização dos resultados das avaliações no âmbito da Saúde, tendo em vista que através dos seus métodos operativos, a equipe multidisciplinar (Neurologia, Psiquiatria, Médico Clínico, dentre outros), chega a um diagnóstico. Este diagnóstico será utilizado pela equipe da instituição como baliza na realização do plano de atendimento, bem como os encaminhamentos que se fizerem necessários para promover a materialização dos direitos da sua clientela.

Educação

No trabalho desenvolvido na Política de Educação, torna-se necessário fazer valer a Inclusão Social da sua clientela. Esta inclusão se dá, também, como fruto do encaminhamento do Serviço Social por meio da concessão do Passe Livre, que propicia ao usuário o acesso a meios de locomoção para efetivar a sua inclusão educacional. Bem como, a educação utiliza-se da Política da Saúde no sentido de possibilitar a sua acessibilidade nos diversos espaços de vida escolar.