O ION Bahia

O Instituto de Organização Neurológica da Bahia – ION é uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, atuante no território nacional, regida pelo estatuto e pelas normas legais atinentes a sua natureza institucional. Destinada a atender pessoas portadoras de deficiência nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. Tem como objetivo prevenir deficiências ou minimizar efeitos daquelas já instaladas mediante tratamento específico.

Fundado em dezembro de 1967, por um grupo de pais de pessoas com deficiência, o ION é uma Sociedade Civil com fins filantrópicos com sede e foro na cidade de Salvador.

 

Visão

A Instituição que almejamos é aquela que tem como principal tarefa promover a autonomia e a inclusão social das pessoas com deficiência e seus familiares/ cuidadores no âmbito social.

Finalidade

Tem como finalidade atender as pessoas com deficiência intelectual e múltiplas deficiências, em suas várias expressões, prevenindo e/ou minimizando os efeitos já diagnosticados mediante tratamento, bem como prestar acolhimento às suas famílias.

Compromisso Social

Ofertar serviços de qualidade reflete o compromisso social da instituição. Assim sendo, o ION atua na defesa e garantia de direitos, orientando e prestando atendimento nas Políticas Públicas de Assistência Social, de Saúde e Educação.

Através das ações desenvolvidas, o ION vem construindo conhecimentos, visando atenção integral às pessoas com deficiência e as suas famílias/responsáveis. Contribuindo para a sua promoção humana de cidadania e inclusão social.

Áreas de Atuação

Na Assistência Social atua na defesa e garantia de direitos, orientando e prestando atendimento às famílias de acordo com o SUAS, tendo em vista a Política Pública de Assistência Social;

Presta serviços na área de Saúde/Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, visando habilitar e reabilitar.

Na Educação, atua de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC – visando a inclusão escolar.